quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Transplantes

O Doutor Drauzio Varella está de volta ao Fantástico e vai discutir, agora, uma questão de saúde pública. Na série que começa hoje, vamos falar de transplante de órgãos.

Esse assunto interessa a todos. Estatisticamente, é cinco vezes mais provável depender de um transplante do que se tornar um doador.

Tomara que você nunca precise substituir um órgão seu. Mas, se precisar, é fundamental que uma família que acabou de perder um ente querido concorde com a doação dos órgãos que salvarão a sua vida e a de outras pessoas.

Se você tem um bom seguro saúde e patrimônio sólido, não pense que será privilegiado. Qualquer brasileiro que precise de um transplante vai para a fila de espera. Há milhares nessa fila, e muitos morrem sem conseguir o transplante. O objetivo desta série é colaborar para que a fila ande mais depressa.

O Brasil foi pioneiro em transplantes. Transplantamos corações, pulmões, fígados, pâncreas, rins e córneas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde. Apesar disso, há 50 mil pessoas na fila de espera. A maioria morrerá antes de receber um órgão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário