quinta-feira, 23 de abril de 2009

Nutrição oncologica

Salvador - Visando conscientizar a população e os pacientes oncológicos sobre as questões relevantes acerca da prevenção e do enfrentamento da doença, o Centro de Hematologia e Oncologia da Bahia (CEHON) promove uma semana de palestras na sede da instituição localizada na Avenida Araújo Pinho, 439, no Canela. O evento foi aberto ontem (14) com uma palestra sobre o tema “Desmistificando o Câncer”, feita pelo médico oncologista clínico Gustavo Godoy.

Durante os encontros, o público pode esclarecer dúvidas e obter informações importantes para a otimização do tratamento da doença”, observa a assistente social da clínica, Cristina Maristane.

Os “Aspectos emocionais do adoecimento” serão comentados pela psicóloga Vanessa Farias nesta quinta-feira (16), às 14h. A especialista chamará a atenção do público para a necessidade de uma atitude otimista durante o tratamento para a obtenção de melhores resultados. Na seqüência, às 14h30, a assistente social da clínica, Cristina Maristane discorrerá sobre os “Direitos do paciente com câncer”, relacionando as situações em que se pode requerer o amparo legal e quais os requisitos necessários para obtenção do direito.

No encerramento do encontro, dia 17, especialistas de diferentes áreas ensinarão ao público alguns cuidados especiais para os pacientes com câncer. A dentista Roberta Lessa falará sobre os “Cuidados odontológicos”, às 14h, explicando os tratamentos que podem ser realizados durante o tratamento do câncer. Já a nutricionista Alaíde Rego abordará os “Cuidados Nutricionais” a serem tomados para uma alimentação adequada durante a quimioterapia, às 14h30. Enfim, às 15h, a fisioterapeuta Lara Andrade falará dos “Cuidados Fisioterápicos”, apresentando os recursos disponíveis na área que podem favorecer a qualidade de vida dos pacientes oncológicos. “Mostraremos atividades de baixo impacto que podem ser muito eficazes no alívio da dor, do estresse e da depressão dos pacientes” conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário