domingo, 10 de maio de 2009

Nutrição para atletas de natação

A alimentação de um atleta é diferenciada dos demais em função do gasto energético elevado e da necessidade de nutrientes que varia de acordo com o tipo de atividade, fase de treinamento e momento de ingestão.
Os atletas necessitam de um aporte maior de carboidratos, que compõem o glicogênio muscular que é, por sua vez, o principal substrato energético utilizado durante o exercício. Como os estoques musculares e hepáticos de glicogênio são limitados, a reposição de carboidrato deve ser feita de forma constante, mesmo durante a atividade para garantir um bom rendimento.
A ingestão de proteínas pode variar de acordo com o tipo de atividade, mas deve manter a proporção máxima de 15% do valor calórico total, para garantir sua capacidade plástica. A proporção de lipídeos diminui em função do aumento da proporção de carboidratos.
Vale ressaltar que essas condutas são generalizadas, haja vista que cada esporte implica necessidades diferenciadas e cada momento do dia do atleta exigirá um determinado nutriente predominante.
O aporte vitamínico e de minerais exige alterações no que diz respeito às vitaminas (C, E, betacaroteno) e minerais (selênio, zinco, cobre, ferro, magnésio) antioxidantes por participarem da neutralização de radicais livres gerados pela atividade tanto aeróbia quanto anaeróbia. O aumento da ingestão de vitaminas do complexo B também é necessário, pois elas são os principais co-fatores nas reações de geração de energia provenientes da degradação de carboidratos.
Nutrientes à parte, não se deve deixar de lado a hidratação do atleta: sem a reposição de líquidos, seu rendimento decresce significativamente. Em alguns casos, o consumo de água não é eficaz o bastante, sendo necessária reposição de minerais. O mais importante é evitar a desidratação e os grandes danos que ela causa à saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário