domingo, 11 de abril de 2010

Leucemia Bifenotipica

Uma pequena parcela de pacientes com leucemia aguda têm marcadores morfológicos, citoquímicos e imunofenotípicos que mostram duas linhagens diferentes nos blastos: a linhagem mielóide e a linhagem linfóide. Essa leucemia é chamada de leucemia bifenotípica, isto é, que tem dois fenótipos.

Os marcadores estão expressos nos blastos, geralmente em mais de uma linhagem e a leucemia pode ter início nas células que ainda não se diferenciaram, isto é, antes de se diferenciar em linfóide ou mielóide. A causa para essa ocorrência ainda não é conhecida.

As leucemias bifenotípicas parecem ser mais comuns nos pacientes com síndrome mielodisplásica prévia, leucemias secundárias, leucemias associadas a translocação (tipo de mutação cromossômica na qual ocorre a relocação de um fragmento de cromossomo em outra posição no genoma) e o cromossomo de Filadélfia (Ph).

As síndromes mielodisplásicas constituem um grupo de distúrbios sangüíneos clonais, isto é, que têm o mesmo patrimônio genético.

Ainda não há nenhum tratamento específico para a leucemia bifenotípica, mas a maioria dos oncologistas utiliza um protocolo híbrido para leucemia mielóide na indução e linfóide na manutenção com o intuito de destruir a maioria dos clones malignos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário