quarta-feira, 4 de março de 2009

Celulas Tronco

CÉLULAS-TRONCO (stem cells)

As células-tonco, também conhecidas como células-mãe, são células primitivas que, ao se dividirem, podem se diferenciar em células que formarão diferentes tecidos do corpo (diferenciação celular) e também formam células semelhantes às progenitoras.

Estas células são encontradas em vários tecidos do corpo e funcionam como reservas, ou seja, toda vez que um órgão ou tecido sofre uma lesão, estas ajudariam na recuperação. É importante saber que existem mais de um tipo de célula-tronco e apesar de algumas controvérsias na literatura científica sobre quais e quantos tipos existem, de um modo geral podemos classificá-las em dois tipos: as células-tronco embrionárias e as células-tronco adultas.

- Células-Tronco Embrionárias: presentes em embriões e teoricamente capazes de se diferenciar em todos os tipos de células e tecidos humanos.

TOTIPOTENTES: São capazes de se diferenciar em qualquer um dos 216 tecidos do corpo. São as primeiras células formadas pós-fecundação.

PLURIPOTENTES: São capazes de se diferenciar em quase todos os tecidos, menos placenta e anexos embrionários. Ex: Células mais internas do blastocisto.

- Células-Tronco Adultas: podem ser encontradas em diversas partes do corpo e são capazes de se diferenciar em células do tecido do qual se origina.

MULTIPOTENTES: São capazes de se diferenciar em alguns tecidos. Ex: Células presentes no sangue do cordão umbilical, medula óssea, sangue periférico, outros tecidos.


CÉLULAS-TRONCO DO CORDÃO UMBILICAL

As proncipais fonte de células-tronco adultas são a medula óssea, o sangue periférico e o sangue de cordão umbilical. Podemos encontrar no sangue do cordão umbilical dois tipos de células-tronco:


- CÉLULAS-TRONCO HEMATOPOIÉTICAS: Presentes em grande quantidade no sangue do cordão umbilical e na placenta. Precursoras de todas as células sanguíneas (glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas), são muito utilizadas em casos de transplante de medula óssea no mundo todo.

- CÉLULAS-TRONCO MESENQUIMAIS: Estão em pequenas quantidades no sangue do cordão umbilical e têm amplo potencial terapêutico. Estas células estão presentes, também na placenta, medula, poupa dentária, tecido adiposo e outros tecidos do corpo.

As células-tronco do cordão umbilical são consideradas células-tronco adultas-imaturas, por não terem sido expostas às agressões ambientais, físicas, químicas e biológicas, ao contrário às células da medula óssea.

A realização da coleta do sangue do cordão umbilical é simples e não interfere nos procedimentos normais do parto. É realizada após o nascimento do bebê antes e após a dequitação ad placenta.

Além do sangue do cordão ser 100% compatível com o bebê, é uma fonte disponível e segura em relação a contaminação por vírus, como Epstein Baar (EBV) e Citomegalovírus (CMV).

Nenhum comentário:

Postar um comentário