domingo, 1 de março de 2009

O que é Medula Óssea

que é medula óssea?

- A medula óssea é o tecido encontrado no interior dos ossos, também conhecido popularmente por "tutano", que tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.

Qual a diferença entre medula óssea e medula espinhal?
Enquanto a medula óssea, como descrito anteriormente, é um tecido líquido que ocupa a cavidade dos ossos, a medula espinhal é formada de tecido nervoso que ocupa o espaço dentro da coluna vertebral e tem como função transmitir os impulsos nervosos, a partir do cérebro, para todo o corpo

O que é transplante de medula óssea?
É um tipo de tratamento proposto para algumas doenças malignas que afetam as células do sangue. Ele consiste na substituição de uma medula óssea doente, ou deficitária, por células normais de medula óssea, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula. O transplante pode ser autogênico, quando a medula ou as células precursoras de medula óssea

Quais os riscos para o doador?
Os riscos são poucos e relacionados a um procedimento cirúrgico que necessita de anestesia geral, sendo retirada do doador a quantidade de medula óssea necessária (menos de 10%). Esta pequena cirurgia tem duração de aproximadamente 90 minutos e consiste de 4 a 8 punções na região pélvica posterior para aspiração da medula.

É preciso que todos se cadastrem como doador de medula, a doação não é individual, pois a chance de encontrar alguém compatível é de 1 em 100.000.
Cadastrando-se como doador você estará dando esperança a cerca de 1.000 pessoas que aguardam um doador geneticamente compatível.

Para ser um doador você precisa:

- Ter entre 18 e 55 anos.
- Estar saudável.
- Não ter tido câncer.
- Portar RG e CPF.

Após o preenchimento do seu cadastro, será coletada uma pequena quantidade de sangue (10ml) para a realização do Teste de Compatibilidade Genética(HLA). Suas características genéticas serão colocadas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea.
O que vc faria para salvar a vida de alguém?
Seja doador de medula óssea!

OBS;A MEDULA ELA REGENERA,NINGUEM FICA PARALITICO OU IRA MORRER POR TER DOADO.DOAR MEDULA E COMO DOAR SANGUE VOCE DOA E ELA JUNTA NOVAMENTE,E A PESSOAS PODERAO DOAR QUANTAS VEZES QUISER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário